Rede MPL:

Fórum Autohoje TT  

Ir Para Trás   Fórum Autohoje TT > Geral > Todo-o-Terreno

Todo-o-Terreno Discussão sobre o TT, em geral

Responder

Ferramentas do tópico
Antigo 24-01-13, 19:58:14   #1
gabry
Junior Member

gabry's Avatar

Data de Registo: Mar 2011
Por Defeito circular em modo integral

Boas.
Tenho uma duvida que é o seguinte:
Tenho um Suzuki grand-vitara HDI com caixa de transferências e modo 4x2 e 4x4.
Leio muito que o modo 4x4 "altas" só em pisos de terra,neve,lama que esforça a caixa de transferências por bloquear a 50% nos 2 eixos.
Ja li que em muita chuva deve usar o modo "4x4" mesmo em estrada.
Ora, ainda este domingo fui aos Alpes em que chovia imenso e engrenei o modo 4x4 em estrada e o jipe fica muito mais seguro e neutro, não notei qualquer esforço nem reacção estranha e toquei nos 100km/h. Claro que em manobras de inversão de marcha,estacionamento, desligo o 4x4, pois com a direcção muito virada, faz o dito esforço.
Acabei por apanhar um nevão em que a mais valia do 4x4 veio totalmente ão de cima.
Pergunto: faz mesmo mal em estrada aberta com muita chuva circular com 4x4 num jipe como o meu?
Obrigado
gabry está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 27-01-13, 20:26:49   #2
vitorlourenco82
Member

vitorlourenco82's Avatar

Data de Registo: Jun 2010
Por Defeito

Pensando em termos mecânicos, na minha opinião andar com a tracção integral ligada irá sempre forçar mais a mecânica, seja em que piso for, no entanto se temos essa opção devemos usá-la sempre que as condições atmosféricas assim o exijam, eu quando ando em piso molhado, principalmente em estradas sinuosas ou com muito mau tempo, prefiro sempre ligar a tracção,, pode forçar um pouco mais, mas a segurança está primeiro, depois é tudo uma questão de opiniões.
vitorlourenco82 está offline   Responder com citação
Antigo 30-01-13, 22:34:12   #3
Splash
Member

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Os sistemas de tracção integral que não possuem diferencial central para equilibrar as diferenças de aderência entre os dois eixos (como é o caso do Vitara e de tantos outros jipes), necessitam de andar numa superfície que permita às rodas patinar com facilidade, quando com as 4x4 inseridas. Isto porque sem o tal patinar, não vai ser possível ao sistema equilibrar as diferenças de aderência entre os dois eixos, ficando todo o esforço concentrado na caixa de transferência. Quando esse esforço chega a um ponto critico, isto acontece:

No meu Vitara JR nunca senti a necessidade de ligar o 4H em alcatrão. Em 2H, mesmo em chuva muito intensa o carro transmite-me sempre muita segurança e nunca me fugiu (sem eu mandar). É possível que em estradas com gelo (como no seu caso) ou muito escorregadias seja possível obter melhor aderência, mas lembre-se sempre que quando o Vitara está em 4x4, o eixo da frente está directamente ligado ao traseiro, por isso se bloquear ambas as rodas de um eixo ou acelerar repentinamente e patinar, o carro vai ficar bastante brusco, prudência!

Sugiro investir nuns bons pneus de estrada, tenho Bridgestone Dueler Sport no meu e chega a ser assustador os níveis de aderência a que permitem o Vitara atingir em curva. Foram 600€ os 4, mas caramba se compensou!

Última edição por Splash : 30-01-13 às 22:37:51
Splash está offline   Responder com citação
Antigo 31-01-13, 19:11:59   #4
gabry
Junior Member

gabry's Avatar

Data de Registo: Mar 2011
Por Defeito

Esses bridgestone eram os que tinha antes e realmente eram bons.
Agora tenho os da mesma marca mas sem ser os sport. Não são tão aderentes.
O problema do meu, com o motor HDI, devia ter control de tracção. Uma aceleração
mais forte, patina com facilidade. Mas nunca tive reacção anomala em chuva com a tracção ligada. Muito mais neutro e seguro.
gabry está offline   Responder com citação
Antigo 03-02-13, 18:57:32   #5
Splash
Member

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Apenas referi em situações limite, como uma travagem a fundo! Por acaso não sei como o Vitara reage em piso molhado, dado que ando sempre a ritmos moderados nessas situações. Nas próximas chuvadas tenho de ir para um estacionamento vazio experimentar!
Splash está offline   Responder com citação
Antigo 17-02-13, 05:19:42   #6
nnunes
Senior Member

nnunes's Avatar

Data de Registo: Jun 2007
Por Defeito

Não é recomendável em piso seco, embora no molhado acabe também por esforçar! No meu pajero (diferencial central) é uma maravilha, mas se andar em estrada aberta com curvas pouco acentuadas e o diferencial bloqueado, pouco ou nada se nota! O problema tem a ver com o facto de que em curvas, o eixo da frente rodar mais do que o de trás, parecido com o que acontece com as rodas do mesmo eixo a curvar, a de fora anda mais depressa! Uma vez que os 2 eixos são obrigados a rodar à mesma velocidade, vão haver um esforço muito grande na transmissão, mas em estrada aberta, não noto esse esforço!
Resumindo e baralhando, penso que seja preferivel andar com as 4 em piso molhado/pouco aderente do que andar só com tração traseira
nnunes está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado